1. FutBahia

Bahia: O Tricolor Que Era G-4 e Agora Busca Retomar O Brilho

Por Redação FutBahia em 04/11/2024 04:08

Do G-4 à Luta Pela Libertadores: A Queda do Bahia

Quatro meses separam o primeiro jogo do Bahia contra o São Paulo da partida que será disputada nesta terça-feira, na Arena Fonte Nova. Um período relativamente curto, mas que mostra uma nova realidade do Tricolor baiano, que saiu do melhor para o pior momento no Campeonato Brasileiro.

Antes da primeira partida contra o São Paulo, válida pela 13ª rodada, o time comandado por Rogério Ceni estava cheio de confiança por ser presença constante no G-4 da Série A. Além disso, estava no segundo lugar graças a uma campanha de sete vitórias, três empates e duas derrotas, um desempenho de 67%.

Naquele período, o Bahia possuía o terceiro melhor ataque, ao lado de Flamengo e Botafogo, com 13 gols marcados. Outro ponto positivo é que o Tricolor tinha 100% de aproveitamento em casa, fazia a melhor campanha como mandante da competição e vinha de duas vitórias seguidas diante de Cruzeiro e Vasco.

A Derrota Para o São Paulo e o Início da Instabilidade

O momento era tão bom que o Esquadrão sofreu apenas duas derrotas nas 15 partidas anteriores ao confronto com o São Paulo. A maior turbulência foi a queda nos pênaltis para o CRB, em jogo da semifinal da Copa do Nordeste. Mas nada que gerasse grande abalo na Cidade Tricolor.

Naquele 30 de junho, o Bahia chegou ao Morumbi em alta, fez jogo duro com o São Paulo, mas acabou derrotado por 3 a 1. O resultado foi um início de um momento de mudança no Tricolor, que mostrou instabilidade e deixou de ser presença frequente do G-4 nas rodadas seguintes.

Quase duas semanas depois da derrota para o São Paulo, o Bahia perdeu a invencibilidade em casa para o Cuiabá. Além disso, a equipe entrou em uma fase de altos e baixos, com algumas sequências sem vencer e protestos da torcida em jogos na Arena Fonte Nova.

A Busca Por Respostas e a Fúria da Torcida

Em julho, o Bahia chegou a ficar seis jogos sem vencer, no maior jejum da equipe até aqui na temporada. A fase ruim foi encerrada com belas respostas, com três vitórias seguidas, sendo uma que o garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil sobre o Botafogo.

Mas foi curta a resposta do time, que voltou ficar quatro jogos sem somar vitórias e foi eliminado pelo Flamengo da Copa do Brasil. Naquele jogo, Rogério Ceni sentiu como nunca a fúria da torcida tricolor, que chamou o treinador de burro e vaiou a equipe.

Apesar de ter conquistado duas vitórias importantes desde então, contra Atlético-MG e Criciúma, o Bahia seguiu o caminho de altos e baixos e, atualmente, não vence há três jogos. A equipe tem apenas a 12ª melhor campanha do returno do Brasileiro, com 15 pontos e 41,6% de aproveitamento.

A Distância Para o G-6 e o Futuro do Tricolor

Lembra o segundo lugar no primeiro turno contra o São Paulo? O Esquadrão atualmente está na sétima posição e encara a maior distância para o G-6 desde o início da Série A. Desde que perdeu paro os paulistas, o Tricolor sofreu outras oito derrotas, venceu seis jogos e empatou quatro vezes no Brasileirão, o que significa desempenho de 40,7%.

A instabilidade é tão grande que Rogério Ceni fez duras críticas ao time após a derrota para o Vasco, na última rodada, e deixou em aberto a possibilidade de mudança ao afirmar que "tudo tem limite".

A frustração com o atual momento só não é maior porque a possibilidade de sete clubes do Brasileirão se classificarem para a Libertadores 2025 está encaminhada (entenda aqui). Mas, quem, sabe, nesta terça-feira o Bahia não entre em outro momento e nem precise disso. O jogo contra o São Paulo vai ser disputado às 21h30 (de Brasília), na Fonte Nova.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Camila

Camila

Nível:

Rank:

Comentado em 04/11/2024 06:18 Aff, o time tá osso! O que aconteceu com a gente? Espero que consigam dar a volta por cima contra o São Paulo, pq essa vitória é crucial! Vamos, Bahia!
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos