- FutBahia
- Técnico do Grêmio Punido: Renato Gaúcho Suspenso por Quatro Jogos
Técnico do Grêmio Punido: Renato Gaúcho Suspenso por Quatro Jogos
Por Redação FutBahia em 06/09/2024 15:53
A polêmica expulsão de Diego Costa e a revolta de Renato Gaúcho
O técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com quatro jogos de suspensão. A punição se deve a incidentes ocorridos durante a partida contra o Bahia, em abril, pelo Campeonato Brasileiro.
A confusão teve início com a expulsão de Diego Costa, centroavante do Grêmio, que recebeu cartão vermelho no banco de reservas após suposta ofensa ao quarto árbitro.
Revoltado com a decisão da arbitragem, Renato Gaúcho decidiu abandonar o campo de jogo antes do apito final, levando consigo os jogadores reservas.
O que aconteceu na partida?
A partida, válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi vencida pelo Bahia por 1 a 0.
Após a expulsão de Diego Costa, Renato Gaúcho, em protesto, deixou o gramado da Fonte Nova junto com os jogadores reservas.
O atacante Nathan Fernandes também foi expulso após o apito final, por reclamação e gesto considerado inadequado pelo árbitro.
As consequências da revolta
O Grêmio pode recorrer da decisão do STJD e tentar um efeito suspensivo, que permitiria que Renato Gaúcho comandasse o time enquanto o caso não é analisado pelo Pleno do Tribunal.
Diego Costa, que já cumpriu um jogo de suspensão pela expulsão, terá que cumprir mais um jogo.
Nathan Fernandes, por sua vez, já cumpriu a suspensão de um jogo.
Acusações de interferência externa na partida
Em entrevista coletiva após a partida, Renato Gaúcho acusou o ex-árbitro Jailson Macedo Freitas, presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana de Futebol (FBF), de ter influenciado a expulsão de Diego Costa.
"O Jailson Macedo Freitas, presidente da comissão de arbitragem da FBF, indicou a expulsão do Diego Costa para o quarto árbitro."
O Grêmio ingressou com recurso no STJD, e o Pleno do Tribunal decidiu reabrir o inquérito para investigar a suposta interferência externa na partida.
A análise do VAR e as denúncias
O árbitro Bráulio da Silva Machado, em sua súmula, relatou o gesto de roubo de Nathan Fernandes e a ofensa de Diego Costa ao quarto árbitro.
Os três foram denunciados no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por conduta contrária à disciplina e à ética desportiva.
A pena máxima prevista para o artigo é de seis jogos de suspensão.
O caso segue em investigação e será julgado pelo STJD.
A decisão do tribunal terá impacto direto na participação do Grêmio nas próximas partidas do Campeonato Brasileiro.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros